terça-feira, 17 de novembro de 2009

O sobreiro de Vale Gaios

Este antigo sobreiro (Quercus suber L.) está classificado desde 1996 pela Autoridade Florestal Nacional (AFN), que lhe estima uma idade de 300 anos, e encontra-se na Herdade de Vale Gaios, freguesia de São Luís, concelho de Odemira.

À altura da sua classificação tinha, efectivamente, uma frondosa copa de porte muito significativo. Infelizmente, aquando da nossa visita, em Outubro do ano passado, a árvore mostrava um aspecto menos vigoroso, com vários ramos perdidos e outros em decadência.



A princípio, tivemos mesmo algumas dúvidas em identificar a árvore destas imagens como sendo aquela que se encontra referida na página da AFN. No entanto, alguns pormenores do tronco não deixam dúvidas, embora o esplendor da antiga copa se tenha perdido.



Apesar de tudo, continua a ser um exemplar imponente, com uma altura pouco comum para a espécie e proporcionando ainda uma larga sombra em redor.



Apresentam-se a seguir as medidas deste sobreiro, realizadas pela AFN, em 2006.

P.A.P. = 4,28 metros
Altura = 20,0 metros
Diâmetro da copa N-S = 27,40 metros
Diâmetro da copa E-O = 18,80 metros

Embora não tenha sido possível efectuar medições na altura da nossa visita, esperamos poder voltar ao local e actualizar estes valores, especialmente no que refere aos diâmetros da copa depois da queda dos últimos ramos perdidos.

Podem localizar aqui esta árvore nos mapas do Wikimapia.

Sem comentários: